Para aumentar o faturamento da empresa, é fundamental saber como utilizar bem os recursos que ela tem disponível. No entanto, isso exige diversos fatores, tais como lidar com as informações sobre o negócio da forma mais holística possível, pensando sempre em todos os setores e procedimentos, principalmente o humano.
Hoje, a fórmula para o sucesso empresarial passa por incentivar a inovação a partir do setor de TI. Dessa forma, a primeira coisa que uma corporação deve se atentar é com o planejamento da infraestrutura de TI. Afinal, sem uma base bem estruturada, o negócio não consegue prosperar.
Pensando nisso, reunimos neste post 5 dicas para que você consiga cooperar com o aumento do faturamento da sua empresa. Acompanhe!
1. Busque soluções de ponta a ponta
Integrar sua TI é essencial para que as soluções planejadas funcionem adequadamente, desde o atendimento até as entregas.
Por exemplo, implantar sistemas que alinhem vendas com a entrega dos serviços facilita a identificação de gargalos na produtividade e diminui as taxas de refação (retrabalho) de alguns procedimentos, o que torna a operação mais eficiente.
Diminuir os custos não é o objetivo primordial nesta etapa, mas sim criar brechas em que a automatização traga melhoras significativas aos produtos e serviços entregues por sua marca.
2. Treine sua equipe para que ela seja mais apta e ágil
Quanto mais objetivo for o treinamento dos colaboradores no uso dos sistemas escolhidos pelo setor de TI — sejam softwares de gestão ou soluções na nuvem (cloud) —, melhor será a performance da sua empresa.
Assim, ao ampliar o acesso à informação, o cotidiano da sua equipe será mais produtivo e apresentará menos falhas prejudiciais à qualidade dos serviços. Esse tipo de prática pode aumentar o faturamento e a competitividade da empresa a longo prazo.
3. Utilize o TI para melhorar o marketing digital do negócio
O marketing digital faz uso de diversos métodos de publicidade online como Facebook Ads e SEO, ferramentas alternativas e complementares ao marketing convencional para captar e fidelizar clientes, compreender suas dores e elaborar uma abordagem eficiente para guiá-los na compra.
É difícil mensurar quantas pessoas leem um anúncio físico — jornais, catálogos e revistas. Em contrapartida, é possível descobrir o número de indivíduos que clicaram em uma propaganda online, por exemplo.
Portanto, se você incorporar soluções de TI ao marketing digital certamente terá mais sucesso em atingir seu público-alvo.
4. Aproveite melhor os recursos disponíveis
Seus equipamentos costumam operar com o máximo de seu potencial ou é possível elevar a capacidade de processamento dos aparatos tecnológicos que seu setor/empresa já possui?
Essa é uma das táticas de TI que podem otimizar esse departamento, transformando-o em fonte de lucro. Afinal, operar bem os recursos existentes é a melhor maneira de estimular a produtividade, sem ampliar gastos.
Um departamento de TI engajado está sempre buscando novas maneiras de facilitar a rotina dos usuários e diminuir custos.
5. Encontre oportunidades de negócio com a tecnologia da informação
Ao identificar um problema, sua TI age de maneira reativa ou proativa? É de responsabilidade do setor de tecnologia acompanhar e assegurar o funcionamento das suas operações.
Porém, nele se encontram, também, grandes possibilidades de novos negócios. Soluções inovadoras de tecnologia da informação podem garantir novas oportunidades para atender às expectativas dos clientes e ampliar sua área de atuação.
Se aumentar o faturamento da empresa fica tão mais rápido e fácil com a tecnologia, por que alguns analistas e gestores ainda hesitam em investir?
A resposta pode estar na ausência de conhecimento pleno desses benefícios. Com auxílio de uma consultoria de TI, por exemplo, você pode elaborar metas e selecionar as ferramentas ideais para implantar em seu negócio, obtendo retornos cada vez melhores em termos de desempenho e competitividade.
E então, gostou das nossas dicas para aumentar o faturamento da empresa? Aproveite o gancho desta leitura e conheça o que é ISO 9001 e por que ela é tão importante para as organizações!