As empresas vivem um constante esforço para reduzir custos, ganhar produtividade e, consequentemente, melhorar seus resultados. Você sabia que a implementação da metodologia Lean é uma das formas mais eficazes para conquistar essas metas?
O pensamento Lean surgiu na década de 1950, no Japão, mais especificamente na Toyota. O objetivo da companhia era identificar e eliminar desperdícios, reduzindo custos, aumentando a velocidade e a qualidade da entrega dos seus produtos para os clientes.
Neste post, vamos explicar um pouco melhor o que é a metodologia Lean e quais os benefícios de aplicá-la na sua empresa. Confira!
O que é a metodologia Lean?
Mais do que uma ferramenta, o Lean é uma filosofia, uma metodologia. Como dissemos, ela tem o propósito de gerar o máximo de valor para o cliente e, ao mesmo tempo, reduzir o desperdício. Dessa forma, busca consumir o mínimo de recursos e aproveitar ao máximo o capital humano envolvido na realização da tarefa.
A metodologia Lean conta com certos pilares:
- especificar valor sob a ótica do cliente, ou seja, valor agregado é o que é percebido pelo consumidor e pelo qual ele está disposto a pagar;
- alinhar na melhor sequência as atividades que criam valor;
- realizar essas atividades sem interrupções (fluxo contínuo);
- adotar a produção puxada, ou seja, realizar as atividades somente quando alguém as solicita, evitando desperdício;
- buscar cada vez mais eficiência.
A busca é sempre por melhor qualidade, menor custo, melhor lead time (tempo para conduzir todo o ciclo de produção) e maior segurança. Isso proporciona um ganho “moral” no mercado, considerando a visão que o cliente tem da sua empresa em relação aos concorrentes.
Por fim, a metodologia destaca a importância de entregar o produto certo, no prazo certo, na quantidade certa e no local certo. Nesse contexto, a automação de processos exerce um papel importante para atingir os altos padrões estabelecidos.
Como aplicar a metodologia Lean na sua empresa?
O primeiro passo para aplicar o Lean na sua empresa é envolver as pessoas. Todos precisam conhecer seu funcionamento e saber qual é o seu papel. Assim, é fundamental engajar as pessoas e desenvolver o conhecimento.
Além disso, a organização precisa ter propósitos claramente definidos e voltados para a criação de valor para o cliente. Veja que a expressão “valor para cliente” aparece a todo momento e não é à toa, na medida em que o Lean parte, de fato, das necessidades do consumidor.
Com o propósito estabelecido, é hora de olhar para os processos e definir quais são as mudanças necessárias nos métodos e na organização do trabalho.
Por fim, não podemos esquecer de acompanhar e medir os processos. Sem indicadores não é possível conhecer custos, fazer comparações, determinar parâmetros de sucesso nem perceber tendências.
Quais os benefícios de aplicar a metodologia Lean na sua empresa?
Com a implementação da metodologia Lean, a sua empresa pode ganhar eficiência em vários aspectos. Confira, abaixo, os principais:
- redução de desperdícios no processo produtivo;
- melhoria do time-to-market (tempo para um produto chegar na mão do consumidor);
- melhoria na qualidade de produtos e serviços;
- melhor aproveitamento de recursos da empresa;
- aumento da produtividade e eficiência dos colaboradores;
- simplificação de processos.
Para alcançar esses benefícios, é possível utilizar várias ferramentas, como o Programa 5S, Kanban, Mapa A3, TPM (Total Productive Maintenance), Poka-Yoke, SMED, Kaizen e PDCA. Vale destacar que, embora a metodologia tenha nascido na indústria, ela pode ser aplicada em todo tipo de negócio.
Assim, vimos como a metodologia Lean pode trazer benefícios para a empresa, reduzindo desperdícios e levando a um ganho de eficiência essencial para se destacar em um mercado altamente competitivo.
Gostou do artigo? Aproveite para aprofundar seus conhecimentos e saber como melhorar sua produtividade com a metodologia Lean.